Inspirações

5 tipos de açúcar e suas diferenças

Fundamental na confeitaria, ingrediente tem diferentes apresentações

 

Como todo bom confeiteiro que se preze, certamente você sabe que existem diferentes tipos de açúcar. Porém, você conhece estas diferenças a fundo? Confira agora de onde vem cada tipo deste ingrediente tão necessário e adorado na confeitaria.

  1. Refinado

Esse é o tipo mais comum de açúcar, encontrado facilmente em qualquer supermercado.

Ele é da cor branca e durante o processo de refinamento são usados alguns aditivos químicos para deixar o açúcar uniforme e branquinho. O açúcar refinado é também o mais usado em receitas de doces e para adoçar bebidas, como sucos e cafés.

  1. Cristal

O açúcar cristal possui menos concentração de sais minerais, possuindo grãos maiores e não é facilmente solúvel em bebidas, como sucos e cafés. Ele também passa por um processo de refinamento, por isso apresenta a cor branca.

  1. Orgânico

Como se trata de um produto orgânico, o açúcar não passa por nenhum processo onde sejam usados aditivos artificiais ou agrotóxicos, por isso ele apresenta uma consistência mais próxima da verdadeira: cristais grossos e escuros.

  1. Mascavo

Considerado mais saudável que os outros tipos de açúcar, o mascavo apresenta a cor mais escura e por conta disso, não é usado nenhum aditivo químico típico do processo de branqueamento e refinamento.

O açúcar mascavo é obtido diretamente do caldo de cana, sendo um dos tipos de açúcar mais próximos do sabor da cana.

  1. Demerara

Também considerado como um dos tipos mais saudáveis de açúcar, o demerara não possui nenhum tipo de aditivo químico e seu processo de refinamento é menos intenso que o dos outros tipos. Por esse motivo, o açúcar demerara apresenta a cor mais escura e a consistência mais sólida.

 

Leia também: Confeitaria especializada sobrevive ao fim da moda dos cupcakes

Leia também: Você sabe por que o bolo Floresta Negra tem esse nome?

 

Fonte: Primeira Página

Redes Sociais