Comércio Digital

82% dos brasileiros já experimentaram comprar através de app ou site no smartphone

82% dos brasileiros já experimentaram comprar através de app ou site no smartphone

Em três anos, a proporção de internautas que experimentaram o chamado comércio móvel cresceu 20 pontos percentuais.

 

Saltando de 62%, em março de 2016, para 82%, agora em março de 2019.

O uso do celular como ferramenta para compras de mercadorias físicas e serviços continua a avançar no Brasil. Em três anos, a proporção de internautas brasileiros que já experimentaram o chamado comércio móvel cresceu 20 pontos percentuais, saltando de 62%, em março de 2016, para 82%, agora em março de 2019.

As informações são da nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre comércio móvel no Brasil. Roupas, eletroeletrônicos e refeições continuam sendo as categorias de produtos mais comprados via app no Brasil.

A penetração do m-commerce é mais alta entre brasileiros com maior renda, chegando a 90% nas classes A e B, enquanto é de 79% nas classes C, D e E. A diferença social também aparece quando se pergunta aos consumidores móveis quem fez compras por app nos últimos 30 dias: 76% nas classes A e B, ante 65%, nas classes C, D e E.

Para muitas pessoas de renda mais baixa, o celular é o único instrumento para a realização de compras on-line. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, informa que a penetração de smartphones é maior que a de computadores nos lares brasileiros. E mesmo quando uma família pobre possui um computador, não necessariamente este está conectado à Internet, em razão da cobertura limitada das redes cabeadas e do alto preço do acesso de banda larga.

Isso se reflete quando esta pesquisa pergunta aos consumidores móveis se eles realizam mais compras pelo smartphone ou pelo desktop. Na média nacional, 71% compram mais pelo smartphone. Porém, a proporção é maior entre aqueles das classes C, D e E (74%) do que entre aqueles das classes A e B (62%).

Nessa mesma pergunta, se percebe uma diferença regional. A preferência pelo smartphone é menor no Sudeste (67%), onde há maior acesso à banda larga fixa, do que no Centro-Oeste (77%), Nordeste (76%), Norte (73%) e Sul (73%).

 

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Fonte: Primeira Página, com informações do site Mobile Time.

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